10. ESPORTES – COMPLEMENTO EDUCATIVO

QUE CIDADE VOCE ESPERA PARA O FUTURO

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES

Desde os tempos gregos o esporte tem sido visto como inerente às atividades humanas, e nos dias atuais, imprescindível, notadamente, no meio jovem. Nas escolas, nas academias, nos centros esportivos, são milhões de jovens que praticam os mais diferentes tipos de atividades, muitos praticando o chamado “esporte de alto rendimento” com foco nas competições esportivas. O resultado culmina com os campeonatos mundiais e a cada 4 anos, nas olimpíadas.

Além destas nobres missões de elevar um jovem a campeão (é o País que se vê nele) o esporte contribui para abrandar os problemas que levam a todo tipo de crime, incutindo no adolescente os valore morais, éticos, o respeito pelo adversário, pelos professores, aos pais, avós e idosos. Com isso cria os caminhos de uma vida saudável, de auto estima e mais rendimento escolar.

É através do esporte que o jovem incorpora valores cívicos como respeito ao hino Nacional, Estadual, respeito às torcidas. De todas as virtudes do esporte seguramente, a melhor, a mais objetiva é a sua função de inclusão social. Milhares de jovens de classes menos abastadas enxergam no esporte uma forma de crescer na vida, melhorar a sua família, se sentir útil à sociedade. Em vez do “soldado” do crime, um amante do próximo, um exemplo de vida.

Todas estas descrições precisam ser estimuladas pelas escolas, especialmente, as públicas que recepcionam grande parte da população menos aquinhoada da sociedade. Cabe ao Poder Municipal através da sua Fundação Municipal de Esportes algumas missões indispensáveis

  1. E preciso que seus dirigentes tenham vocação para liderar processos de Parceria Público Privadas, parcerias com o Estado e a União, visando arrecadar recursos para as modalidades programadas;
  2. Ninguém faz esportes sem que estejam presentes os espaços e equipamentos para a sua realização e treinamentos. Um olhar sobre os esportes olímpicos, indicará a  seletividade dando preferência aos esportes coletivos, é preciso fazer escolhas; 
  3. Os projetos precisam incentivar a competição, necessidade de campeonatos entre distritos ou entre escolas, durante todo o ano letivo, culminando em um grande “clímax” de fim do campeonato.

Toda esta programação se faz com recursos. Compulsando o atual orçamento de 2020 verifica-se que estão alocados R$5.045.878,00. É uma ninharia, não se faz esportes com tão pouco. Portanto, além dos investimentos necessários em infraestrutura é preciso mais recursos para a “conjuntura das competições”.

As boas práticas de gestão devem orientar os seus dirigentes. É uma área em que a possibilidade de fraudes é intensa, então tudo deverá ser feito de forma transparente, com conhecimento dos órgãos fiscalizadores.

Ao final além de Floripa contar com bons atletas aptos a disputar campeonatos nacionais e internacionais, contaremos com cidadãos de qualidade, interessados no seu meio ambiente, no seu semelhante, contribuindo para a solução dos graves problemas sociais decorrentes de uma sociedade egoísta e centralizadora das riquezas geradas. O Esporte pode minorar estas dificuldades.

——————————————————————————–

Câmeras Temáticas

Câmara TemáticaO que faz
AtletismoPlano Municipal de Esportes
BadmintonPlano Municipal de Esportes
BasquetebolPlano Municipal de Esportes
CiclismoPlano Municipal de Esportes
Desportos AquáticosPlano Municipal de Esportes
Futebol AmadorPlano Municipal de Esportes
Futebol de SalãoPlano Municipal de Esportes
GinásticaPlano Municipal de Esportes
HalterofilismoPlano Municipal de Esportes
HandebolPlano Municipal de Esportes
HipismoPlano Municipal de Esportes
Judô/Jiu-Jítsu/CaratêPlano Municipal de Esportes
RemoPlano Municipal de Esportes
Tênis de MesaPlano Municipal de Esportes
Tênis de QuadraPlano Municipal de Esportes
TriatlonPlano Municipal de Esportes
VelaPlano Municipal de Esportes
Volei de PraiaPlano Municipal de Esportes
VoleibolPlano Municipal de Esportes

Deixe seu comentário