CLOACAS AMBIENTAIS

A CASAN é um gigante estatal – através de 04 superintendências Regionais e 118 Agências, opera em 194 municípios, movimentou em 2023, 2.743 funcionários, faturou R$1.8 bilhão gerando modestos 50 milhões de lucros. Na sua estrutura de financiamentos comparece com uma dívida bancária de R$3.0 bilhões, maioria absoluta com linhas de crédito inadequadas para o segmento – são financiamentos de curto prazo.

O controlador da CASAN é o Governo do Estado com 89,07% das ações, a Celesc com 10,92% e outros com 0,01%. Portanto a responsabilidade total da operação recai em 03 agentes, todos públicos – o Governo Estadual como gerenciador do sistema, à PMF como Poder Concedente e à ARESC como fiscalizadora das operações.  

A PMF contratou a CASAN para resolver os graves problemas de esgotamento de nossa cidade, através de um Contrato que à época (2014) era de 1,5 bilhão e hoje alcança a casa dos 4 bilhões. Não obstante as responsabilidades envolvidas, a CASAN nunca cumpriu o contrato, e a PMF, afrouxou a cobrança contratual, nunca cobrou os investimentos necessários.

Fruto destas incúrias administrativas, Topázio foi enérgico na cobrança, ameaçou licitar os serviços na área sul da cidade, o que não aconteceu. Passados 10 anos do contrato, a cidade continua sem a “segurança ambiental” do esgotamento sanitário.

Em 2023 a CASAN obteve uma receita de 1,8 bilhões dos quais,  618 milhões 1/3,  arrecadados na Região Metropolitana, com Floripa e São José sendo os maiores clientes. Palhoça, Governador Celso Ramos e São Pedro de Alcantara contam com sistemas próprios.

Além das Receitas Próprias a CASAN esta super endividada, mais de 3 bilhões, cujas amortizações, pelo menos 1/3, 1 bilhão, será pago pela RM, sem que estes recursos tivessem sido aplicados por aqui. Neste últimos 10 anos a CASAN sempre anuncia, sem apresentar os valores estas obras:

MUNICÍPIO(S) SISTEMA OBRA

FLORIANÓPOLIS Esgoto Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (Bacias D/F)

FLORIANÓPOLIS Esgoto Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Saco Grande

SÃO JOSÉ e FLORIANÓPOLIS Esgoto Construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Sistema Integrado de Potecas

FLORIANÓPOLIS Esgoto Ações Complementares de Saneamento Básico e Proteção ao Meio Ambiente

FLORIANÓPOLIS Esgoto Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos Ingleses

São obras inacabadas por uma boa razão – não há recursos para investimentos. Para provocar a curiosidade do leitor arrolo uma foto de um quadro informativo da CASAN, localizado nas proximidades do Jardim da Paz onde estão construindo uma modesta ETE – observe o tempo de obra 1020 dias – quase 03 anos, enquanto isso os chineses fazem uma ponte de 30 km. sobre o mar em apenas, 07 anos.

Repito, se passaram 10 anos do contrato Programa entre a PMF/CASAN e até agora, tudo continua poluído, nossos rios, mangues, lagoas e praias num total desrespeito ao contrtato e sobretudo, aos moradores de Floripa.

ADM. DILVO VICENTE TIRLONI

Deixe seu comentário