PROJETO MAR SAUDÁVEL

Florianópolis é uma cidade encantadora que se destaca tanto pela sua parte continental de 250,44 km², pujante e arrojada, quanto pela parte insular, com cerca de 54 km de comprimento (norte-sul) e 18 km de largura no ponto mais largo (leste-oeste), totalizando 424,4 km². Desde a década de 1960, com o surgimento da UFSC e da UDESC, a cidade tem se destacado em inovação e turismo.

O turismo é um setor amplo que vai além das atividades diretas, como alojamentos (hotéis e pousadas), transportes (companhias aéreas, iates, ônibus e serviços de aluguel de veículos), alimentação (restaurantes, bares e cafeterias), agências de viagens (venda de pacotes turísticos), entretenimento (atrações turísticas, parques temáticos, museus e eventos culturais), turismo de negócios (eventos corporativos, conferências e feiras) além do turismo de aventura que promove experiências que favorecem a conservação ambiental e a exploração responsável dos ambientes naturais.

Essas atividades são viáveis em ambientes seguros, saudáveis e com boa infraestrutura, como estradas adequadas, bons meios de comunicação, energia, hospitais de qualidade e uma população acolhedora. Floripa oferece tudo isso, mas enfrenta desafios ambientais, especialmente em seu litoral, que inclui mangues e belas praias.

Recentemente, um relatório da ONG Shepherd Brasil e do Instituto Oceanográfico da USP revelou que, após a análise de 7 mil quilômetros da costa brasileira, a praia de Pantano do Sul foi identificada como a mais poluída do Brasil devido à presença excessiva de plásticos. A cidade ocupa um desconfortável terceiro lugar em poluição, atrás de Mongaguá/SP e Conceição da Barra/ES.

Qual a solução? Especialistas recomendam organizar mutirões de limpeza com equipamentos especializados, como máquinas para remoção de plásticos do mar e da praia, além de barcos coletores equipados para retirar resíduos da água. Também é fundamental reforçar a educação ambiental nas escolas para promover a conscientização desde cedo.

Espero que o futuro prefeito e os vereadores eleitos se sensibilizem com estas constatações e promovam a limpeza do nosso litoral.

Adm. Dilvo Vicente Tirloni
Presidente

Deixe seu comentário