PROJETO: CURSO SOBRE A DOUTRINA LIBERAL DEFESA DO LIVRE COMÉRCIO 7ª AULA

7ª AULA – PILAR 04.1 – DOUTRINA LIBERAL X DOUTRINA SOCIALISTA
Politicamente, há duas doutrinas que comandam o mundo – o Liberalismo de um lado e o Socialismo do outro. Dentro destes modelos encontramos a Doutrina Capitalista que prima pela livre iniciativa, como nos USA e a Doutrina Planejada que opta pelo controle total da Economia como em Cuba.
O leitor há de se perguntar – e a China, socialista/comunista, que conta com um dos melhores sistemas econômicos do mundo, o que é?
A complexidade do modelo econômico chinês, historicamente, está associada ao socialismo, não obstante, ter experimentado um crescimento econômico vertiginoso nas últimas décadas, impulsionado por políticas que se aproximam do capitalismo.
Para entender essa dinâmica, é fundamental compreender as 03 vertentes do liberalismo: a econômica (defende a livre iniciativa), a social (prioriza os direitos humanos) e a política (valoriza as liberdades civis). Aplicando esta divisão metodológica à China pode-se compreender melhor o sucesso do País. A China abraçou o Liberalismo Econômico (propriedade privada e liberdades econômicas), mas rejeita o Liberalismo Social e o Liberalismo Político, é, portanto, uma ditadura do partido único. Virou a pátria do capitalismo pela boa e simples razão de que tudo o que o Estado e o Emprendedor quer, realiza. Lá não existe MPF, MPE, IBAMA, ICMbio, Secretaria do Meio Ambiente, para obstar projetos econômicos, tudo depende do interesse do Estado.
O Brasil, como muitos outros países da América Latina, conta com um sistema econômico misto, com elementos tanto do capitalismo quanto do socialismo. No entanto, a intervenção estatal na economia brasileira é gigantesca, maior do que em muitos países capitalistas, especialmente em setores como a energia, água e esgotos, sistema financeiro, portos e aeroportos, ferrovias, entre outros. Concorrem para o atraso os 03 entes federados, União Estados e Municípios. Este modelo de “adrogenia econômica” tem causado o atraso do Brasil.
Torna-se importante que o Brasil assuma a sua identidade capitalista, restrinja o tamanho do Estado, simplifique a legislação tributária e construa relações de trabalhos compatíveis com o atual mundo dos negócios.
DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE
Resumo
O liberalismo é uma doutrina política, econômica e social que valoriza a liberdade individual, a propriedade privada e o livre mercado. Seu foco está em limitar o poder do Estado para garantir os direitos e as liberdades dos cidadãos. É atribuído como “pai” do liberalismo o filósofo John Locke, que destacou a importância da liberdade e da propriedade como direitos naturais. Todas as nações que adotam o liberalismo “raiz” são desenvolvidas e prósperas.
O socialismo , por outro lado, busca reduzir as desigualdades sociais por meio da propriedade coletiva ou estatal dos meios de produção e da redistribuição de riquezas. Karl Marx é considerado seu “pai” devido as ideias expostas em obras como O Manifesto Comunista eo livro “O Capital”. Em todos os países que foi adotado, há ocorrências de muito sofrimento, expropriações, mortes e baixo desenvolvimento.