A FLORIPA QUE TANTO QUEREMOS

José Braz da Silveira

Sonhamos com uma cidade moderna e de portas abertas para o futuro. Que possa conciliar as suas enormes potencialidades econômicas com as privilegiadas belezas naturais. Um destino turístico cada vez mais atraente propiciando a geração de empregos e renda. Uma cidade de encantos e magias, um paraíso de oportunidades.

A proposta de mudança do nome da Capital para Floripa visa, antes de tudo, dar um “Up” de modernidade a Cidade. Precisamos fazer logo a transição de uma cidade, ainda provinciana em muitos setores, para uma metrópole inovadora e próspera. Queremos Floripa reconhecida como a cidade da sustentabilidade, da indústria limpa e da inovação tecnológica. Propomos uma Floripa de frente para o mar, com belas marinas, grandes empreendimentos turísticos, ruas e avenidas na proporção do número de carros e muitos parques e praças.

Floripa já ultrapassou em muito a condição de apelido simpático. Floripa é um nome forte, sinônimo de alegria, beleza e modernidade, assim como a Flórida, que significa “exuberante”. Floripa precisa ousar mais para se consolidar como a Capital do Mercosul e como a joia mais rara do Atlântico Sul. 

Não tenham medo de experimentar o novo, de ousar, de pensar longe e de acreditar que temos condições de buscar um futuro melhor. Lembre-se que Istambul já foi Constantinopla por longos séculos. Que Tóquio, a Capital do Leste, já foi Edo, também por longos anos. Que são inúmeros os países e cidades que mudaram de nome e deram início a uma nova era de prosperidade.

Floripa é um nome lindo, que foi cunhado pelos mais autênticos ilhéus, mas que ganhou o mundo e assim passou a ser reconhecida. Floripa lembra flores, alegria, beleza e modernidade. Vamos conduzir juntos a nossa Cidade para um patamar mais elevado, um estágio em nível de primeiro mundo, pois temos todas as condições para isso. Sejamos otimistas, ousados e criativos e assim seremos muito mais felizes.

Não temos pressa em tomar essa decisão. A proposta é apenas de estimular o debate e no momento certo decidirmos o que a cidade deseja. Temos pressa, sim, em buscar as soluções para os nossos principais problemas e estamos dispostos a contribuir com o poder público na solução. Confiamos piamente na maturidade da nossa gente. Floripa é hoje um nome consolidado em todo o mundo, faltando apenas a confirmação daquilo que o povo já consagrou. 

Nota: José Braz da Silveira é advogado e professor, mestre em direito pela UNIVALI, atua em Floripa e região, Coordenador do Movimento É Floripa.  

O TEXTO EXPRESSA A OPINIÃO DO AUTOR. ESTE PROJETO NÃO FOI DEBATIDO COM OS CONSELHEIROS DO MDV

Deixe seu comentário