CANDIDATOS A PREFEITO 2021-2024

CANDIDATOS A PREFEITO

Faltam noventa dias para as eleições e ninguém sabe ao certo quem são os candidatos. A pandemia destroçou os empregos, a economia e as eleições. Eleições são momentos únicos, debate-se nas repartições, nos bares, nos aniversários. Mas com a peste chinesa tudo isso foi para as calendas.

Pelo que se tem notícia os candidatos seriam os que seguem por ordem alfabética.

Ângela Amin é do PP, conhecido como progressista. Tem peso relevante na política local, seu esposo Esperidião Amin é senador e seu filho, João é deputado Estadual. Já foi prefeita de Florianópolis no tempo do presidente FHC, com bom desempenho. Nas últimas eleições disputou o segundo turno com Gean, perdeu por míseros 1153 votos. O Progressista é um partido liberal de tendência à direita da doutrina no que se refere ao tamanho do Estado. Pesa contra a prefeita o julgamento dos opositores de ser “sempre os mesmos”.

Elson Manoel Pereira, Professor Universitário, 57 anos, é filiado ao PSOL/50, é a terceira vez que tenta o cargo de prefeito. Seu grande adversário é o próprio partido cujos objetivos é organizar e construir, junto com os trabalhadores do campo e da cidade, uma sociedade socialista, com ampla democracia para os trabalhadores. Em outras palavras desejam a implantação do modelo cubano no Brasil.

Gean Loureiro, prefeito atual, fez excelente gestão, cortou benesses da folha, chegou a aplicar 7% das Receitas em Investimentos, fez a Reforma da Previdência Municipal, bom desempenho na Educação e Saúde, e tem a seu favor a “operação asfaltaço” que lustrou a sua biografia como um dos melhores prefeitos da capital. Tem contra ele o fato de ser do DEM partido do Rodrigo Maia e Alcolumbre, ambos inimigos “ocultos” do Presidente Bolsonaro. A inclinação do DEM é para um liberalismo de centro (recepciona empresas estatais)

José Carlos Rauen, filiado ao MDB, Engenheiro, ex-secretário municipal de Obras (Gov. Dário Berger), presidente do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina. Tem contra si ações de improbidade administrativa, inconclusivas. É um bom gestor.

Hélio Barrios, empresário, liberal, já atuou no Serviço Público, ex-presidente do SINDUSCON. Está filiado ao Patriota/51, partido que defende o liberalismo mais à direita da doutrina. Caso for eleito tem defendido uma Prefeitura enxuta e voltada aos Investimentos públicos e privados. Sabe gerar empregos e renda.

Orlando Silva, advogado, professor de Direito, conselheiro da OAB, candidato do NOVO/30 nunca disputou uma eleição. Seu vice será o médico Luiz Barbosa Neto, fundador e atual presidente do Hospital da Visão SC. O Partido novo apareceu como novidade em 2018 com candidatura própria à Presidência, mas depois enveredou pelos caminhos do socialismo, colocou-se contra a ideologia liberal, juntou-se aos partidos socialistas. Perdeu credibilidade, é mais do mesmo.

PEDRÃO, Administrador/ESAG, Pedro de Assis Silvestre é manezinho da ilha, foi vereador reeleito com mais de 11 mil votos. Era PP, mas a convite do senador Jorginho Mello foi para o PL, Partido Liberal. Jovem tem menos de 30 anos, defende o meio ambiente. Pesa contra si suas atitudes radicais contra o atual Prefeito, juntando-se aos partidos socialistas, surpreendendo muitos de seus eleitores. Em tempos que a ideologia também estará presente no debate, seu comportamento deixou muitas dúvidas, deverá pagar um preço político por isso.

Nestas eleições caro leitor a ideologia deve pesar, e muito. Escolha candidatos liberais, que estejam preocupados com a população, prefeitura enxuta e muitos investimentos. Não se deixe iludir com promessas baldias, escolha aquele que você acredita possa fazer uma boa gestão para todos nós.

ADM. DILVO VICENTE TIRLO – PRESIDENTE DO MDV

Deixe seu comentário