DETRAN CAÇA NÍQUEIS

Florianópolis, 22 de dezembro de 2023

Senhor Presidente, do DETRAN

Observo que Vossa Senhoria tem um currículo recheado de curiosidades a começar pelo nome Clarikennedy Nunes, tem 53 anos, é Jornalista, cantor, harpista, comunicador e político filiado ao PTB. Já foi vereador em Joinville, deputado Estadual e agora ocupa o cargo de Presidente do Detran/SC.

Seu dinamismo e interesse social foi demonstrado enquanto foi deputado Estadual posicionando-se do lado correto da política, abraçou o liberalismo, fez duras críticas ao atual Governo Federal e com Jorginho no Governo foi indicado Presidente do DETRAN/SC.

Segundo leio o Detran recepciona modernidades da Administração como “Missão” “Visão” e “Valores”, que presumo sejam debatidos em seminários internos para que os funcionários incorporem estes princípios e o Órgão seja cada vez mais próximo da população.

O orçamento de 2024 contempla valores expressivos e o que poucos sabem, o DETRAN é uma máquina de fazer dinheiro, praticamente, vive do que arrecada. Serão 188 milhões distribuídos da seguinte forma:

QUADRO SÍNTESE POR SUBFUNÇÃO

122 Administração Geral 55.991.940

126 Tecnologia da Informação 9.210.000

128 Formação de Recursos Humanos 150.000

183 Informação e Inteligência 57.690.000

331 Proteção e Benefícios ao Trabalhador 10.000

422 Direitos Individuais, Coletivos e Difusos 65.151.972

Reveladas estas informações desejo informar a Vossa Senhoria que o DETRAN SC não combina com os valores liberais de “pouco Estado e mais cidadãos” tampouco com os valores orçamentários envolvidos. Imagine V.Sa. que eu e minha esposa, idosos, moradores da Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4347, Bloco C101, Cachoeira do Bom Jesus fomos renovar a nossas CNH. Fomos ao Ciretran do Norte da Ilha, em Canasvieiras e várias surpresas: a primeira, desprevenidos, fomos sem um comprovante de residência o que nos obrigou a retornar para casa. No retorno soubemos de que haviam taxas a serem pagas: uma no valor de R$101,51 para o DETRAN e outra de R$82,18 para consulta médica, só que este valor deveria ser recolhido na Av. Tamandaré, 480 em Coqueiros.

Dias antes, recebemos em nossa residência um casal de amigos que foi submetido aos mesmos protocolos. Só que eles moravam na Rua Frei Caneca, Centro e tiveram que se deslocar para Canasvieiras para fazer a Consulta Médica.

Este modelo de gestão é reprovável, inaceitável e sobretudo, falta de respeito ao cidadão comum. É intolerável que pessoas tenham que gastar combustível e tempo deslocando-se a grandes distâncias para satisfazer a decisão de algum sábio que construiu estas iniquidades. CNH deveriam ser tiradas uma única vez e nunca mais, o cidadão, ser importunado pelo DETRAN.

Renovação com idosos é de 05 em 05 ou de 03 em 03, é uma forma “caça níquel” que o DETRAN/SC deveria rejeitar. O Estado tem que sair do cangote do contribuinte devendo copiar o que há de mais racional no mundo desenvolvido.

Como há no orçamento do Departamento fartos recursos disponíveis apelo a V.Sa.  que use parte destes recursos em IA e poupe o idoso destas torturas

ADM DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE

Deixe seu comentário