EDUCAÇÃO SE CONSTRÓI PELA BASE – UM APELO PELA PRIORIDADE AO ENSINO BÁSICO EM SANTA CATARINA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR,
Com respeito à sua trajetória e aos esforços de sua gestão, ressalto a excelente avaliação de seu Governo com 77% de aprovação. Entretanto, como ex-professor, venho manifestar uma preocupação que exige atenção urgente e reorientação de prioridades no campo da Educação em Santa Catarina.
É louvável o ideal de inclusão social que sustenta o programa “Universidade Gratuita”, instituído pela Lei Complementar nº 831/2023. No entanto, é preciso reconhecer com franqueza, o problema central da educação catarinense não está no acesso ao ensino superior, mas sim no colapso silencioso do nosso Ensino Básico.
Em sala de aula, nossos alunos saem do Ensino Médio sem saber interpretar um texto simples ou resolver operações matemáticas elementares. Não por falta de potencial, mas pela ausência de uma base sólida. Estamos empilhando diplomas sobre alicerces frágeis. A realidade dos dados é incontestável, enquanto se investem recursos vultosos no ensino superior, multiplicam-se os jovens que mal compreendem o que leem ou escrevem.
A proposta do crédito universitário, embora bem-intencionada, revela-se, na prática, fora do eixo das necessidades estruturais da Educação. Pior, o recente relatório do Tribunal de Contas aponta riscos financeiros de R$ 324 milhões, com 44% dos cadastros contendo irregularidades – entre elas, rendas incompatíveis, domicílios fora do estado e ausência de vínculo empregatício.
Senhor Governador, é hora de coragem e lucidez. O dinheiro público deve priorizar aquilo que muda destinos desde cedo, a formação de professores de excelência em Português e Matemática. Essas duas disciplinas deveriam ocupar ao menos 60% da carga horária escolar, pois são a chave de entrada para aprendizagens diversas e, notadamente, para todo o restante da carreira profissional.
Como já se viu em outros programas gratuitos mal fiscalizados, o risco de desvio e judicialização é real. Que Santa Catarina não repita erros conhecidos do Governo Federal. Que tenhamos grandeza para agir onde a raiz do problema está, no Ensino Básico.
Respeitosamente,
ADM. DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE
Informação Relevante
O Blog não defende o fim do programa, mas propõe um redirecionamento inteligente dos recursos públicos: que parte significativa seja destinada à formação de professores altamente qualificados em Português e Matemática — as duas disciplinas que mais impactam o desempenho escolar.
Sugere-se, ainda, a criação de Centros de Excelência nessas áreas, com foco em formação continuada, pesquisa aplicada e inovação pedagógica.
Além disso, é fundamental que as escolas públicas de Santa Catarina incorporem em seus currículos, no mínimo, 60% de conteúdos vinculados a essas disciplinas, assegurando uma base sólida de aprendizado para os estudantes da rede estadual.
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