ELEIÇÕES E ETNIAS

Os liberais conservadores defendem valores morais como pátria, família, liberdade e igualdade, tanto raciais quanto de gênero. As últimas eleições revelaram resultados que refletem a diversidade étnica da população brasileira, com representantes de todas as etnias. Ao contrário da narrativa promovida por alguns “socialistas de plantão”, que falam sobre a vitimização de negros e pardos, os dados demonstram uma representação significativa. Embora a etnia branca permaneça majoritária, essa vantagem é bastante estreita.

Vereadores eleitos no Brasil

COR/ETNIANÚMERO%
Branca30.84652,81
Parda22.73938,93
Preta40506,93
Não Informado3250,56
Indígena2410,41
Amarela2130,36
Total58.414100,00
Fonte TSE

E como foram os resultados em Florianópolis?

Segundo a lista dos vencedores, destacam-se duas figuras importantes: uma liderança masculina negra, Bezerra, e quatro mulheres, incluindo uma indígena com nome alemão, Ingrid Sateré-Mawe. Os demais 18 membros são brancos e masculinos. A presença do povo indígena na Câmara é certamente, a maior surpresa destas eleições,  afinal não temos indígenas frequentando intensivamente,  o nosso meio social.  

Nossa Câmara de Vereadores é composta por 23 membros, com uma média de idade variando entre 30 e 70 anos (Renato da Farmácia). A renovação na câmara ultrapassou os 34%.

As funções dos vereadores são essenciais para a governança local e incluem a elaboração de leis, a supervisão do Poder Executivo, a representação da população, a aprovação do orçamento municipal e a participação nas Comissões da Câmara, onde as decisões mais importantes são tomadas.

Desejamos aos novos membros desta legislatura que foquem suas funções com seriedade, ajudando o Prefeito Topázio nas iniciativas de solucionar áreas críticas como o Saneamento Básico, Mobilidade Urbana (Transporte Marítimo) e Saúde. Que atuem de forma consciente e sempre em prol do crescimento e do desenvolvimento econômico e social da cidade.

ADM. Dilvo Vicente Tirloni Presidente

Deixe seu comentário