PMF ORGANOGRAMA EMARANHADO

RACIONALIZAR = AUMENTO DA INTERAÇÃO DIGITAL E QUALIDADE ORÇAMENTÁRIA

O organograma atual da Prefeitura de Florianópolis apresenta uma complexa divisão de órgãos com interações limitadas, comprometendo princípios de gestão como clareza em autoridade e responsabilidade. A estrutura inclui o Gabinete do Prefeito com três representações, 16 Secretarias, três Secretarias Executivas, 19 Superintendências, quatro Conselhos e 31 órgãos adicionais, incluindo assessorias, fundações e autarquias.

Manuais de Gestão Pública recomendam uma estrutura mais enxuta, com 10 secretarias direcionadas ao serviço público e duas focadas em questões jurídicas: a Controladoria Geral do Município e a Advocacia Geral do Município. Entidades da administração indireta, como autarquias e empresas públicas, deveriam estar subordinadas a uma das secretarias operacionais.

Mesmo autarquias como a Fundação Municipal da Cultura, do Meio Ambiente, do Esporte e o Instituto de Planejamento Urbano, apesar de sua autonomia, deverão estar vinculadas à supervisão de secretarias específicas.

Um organograma racional não apenas promove uma administração eficiente, mas também esclarece o funcionamento da prefeitura, facilita a percepçao da gestão/comunicaçao com o contribuinte, auxilia o planejamento e a execução orçamentária e contribui para um controle mais efetivo. Além disso, uma estrutura organizacional permanente permite uma melhor avaliação histórica das iniciativas, proporcionando uma base valiosa para análises de desempenho ao longo do tempo. Cabe destacar que organogramas complexos onde se constata “o nevoeiro administrativo” são espaços próprios para dar origem a eventos de malversação de recursos públicos.

Outra visão relevante que informa a qualidade dos Serviços Públicos é sua “forma digital” de se relacionar com a população. Sem uma racionalidade orgânica a divulgação das estruturas públicas municipais, ficam comprometidas. Atualmente, ao consultar o https://www.pmf.sc.gov.br/# se observa a confusão digital que se apresenta. Trata-se de um portal com baixa interação com o contribuinte.

ADM. DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE  

Deixe seu comentário