PROJETO: CURSO SOBRE A DOUTRINA LIBERAL  11ª AULA

A imagem retrata dois mundos diferentes - Democracia, forte e formosa e o Socialismo, estúpido e ignorante.

11ª AULA – PILAR 5.2 – PARTIDOS POLITICOS

Os partidos políticos desempenham um papel crucial na organização e no funcionamento da democracia, sendo fundamentais para a representação popular e a construção do debate político.

No Brasil, a evolução dos partidos reflete as transformações políticas e sociais ao longo da história. Durante o período imperial (1824-1889), o Brasil era governado por um regime parlamentarista, e os partidos, como os “Conservadores” e “Liberais”, não eram organizados de acordo com uma ideologia partidária, mas sim por representações econômicas e regionais. Os conservadores defendiam um regime centralizador, enquanto os liberais propunham maior autonomia para as províncias.

Com a Proclamação da República em 1889, surgiram novas configurações partidárias, com a ascensão de partidos republicanos como o PRP e o PRM, que representavam interesses dos estados de São Paulo e Minas Gerais, a famosa política do “café com leite”. A partir daí, os partidos passaram a se organizar de forma mais estruturada, com a articulação das forças econômicas e sociais para conquistar o poder.

Durante o período pós-1945, com a influência de Getúlio Vargas, partidos como o PSD, o PTB e a União Democrática Nacional (UDN) ganharam destaque. Porém, com o golpe militar de 1964, a política partidária foi restrita, surgindo a ARENA e o MDB. A transição para a democracia nos anos 1980, com a Constituição de 1988, garantiu a liberdade para a criação de partidos, com a Lei dos Partidos Políticos de 1995, que regulamentou a organização, o financiamento e a participação política dos partidos no Brasil.

Hoje, com uma pluralidade de ideologias, o Brasil conta com partidos de diferentes orientações (?), com destaque para a presença significativa de partidos socialistas.  Vale registrar que os partidos liberais têm dificuldades em manter convicções doutrinárias claras, enquanto os partidos socialistas continuam a defender as sua ideologia de forma robusta, alguns, afrontando, claramente, a Constituição Federal.

ADM. DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE

Informação Relevante

  • Partidos Políticos Liberais

  • Partidos Políticos Socialistas

  • Federações Partidárias

Deixe seu comentário