SANEAMENTO EM COLAPSO: A VERDADE POR TRÁS DO ENDIVIDAMENTO DA CASAN

A doutrina financeira é clara: uma empresa pode — e deve — recorrer a financiamentos bancários para expandir suas operações, desde que o custo dos juros seja inferior aos lucros obtidos com os investimentos realizados. Em outras palavras, endividar-se só faz sentido se o retorno for maior que o custo do capital.
No caso da CASAN, os motivos para buscar recursos são legítimos: capital de giro, equilíbrio financeiro, expansão territorial. Mas o mais urgente e relevante é a necessidade de investimentos pesados em infraestrutura — principalmente em Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e nas complexas redes de tubulação que interligam esses sistemas.
Esses projetos exigem bilhões de reais. E a CASAN só tem dois caminhos possíveis para levantar esses recursos:
- Aportes diretos do acionista controlador (o Estado), via aumento de capital;
- Endividamento, desde que proporcional aos superávits operacionais.
Nos últimos 10 anos, os aportes de capital realizados pelo Governo do Estado foram:
- 2020 – R$ 36 milhões (Governo Carlos Moisés)
- 2021 – R$ 123 milhões (Carlos Moisés)
- 2022 – R$ 74 milhões (Carlos Moisés)
- 2023 – R$ 89 milhões (Governo Jorginho Mello)
- 2024 – R$ 111 milhões (Jorginho Mello)
Somando-se a isso os lucros líquidos da companhia — que foram modestos na maior parte do período, com exceção de 2024, que registrou R$ 243 milhões — fruto do excessivo aumento das tarifas em 2024 – para investimentos ainda é muito aquém do necessário. Florianópolis, sozinha, demandaria cerca de R$ 200 milhões por ano.
Resultado: a CASAN foi forçada ao endividamento e acumula hoje cerca de R$ 3 bilhões em dívidas. O cenário atual comprova: sem um novo modelo de gestão, é impossível resolver o problema do saneamento da capital — muito menos da Microrregião com nove municípios.
ADM. DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE
ANEXO:
EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA ACIONÁRIA
Na coluna total, a diferença entre os anos informa o valor aportado. Por exemplo em 2020 – 715.094.432-751.332.862 = 36.238.430 (36 milhões)
ANO | ESTADO SC | SC PAR | CELESC | CODESC | OUTROS | TOTAL |
2016 | 459.136.493 | 128.902.177 | 110.716.000 | 16.315.575 | 24.187 | 715.094.432 |
2017 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
2018 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
2019 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
2020 | 490.707.745 | 133.017.850 | 110.716.000 | 16.811.705 | 77.542 | 751.332.862 |
2021 | 601.290.525 | 142.171.208 | 113.491.429 | 17.914.497 | 92.752 | 874.962.432 |
2022 | 834.410.056 | 0 | 113.491.429 | 1.735.574 | 102.526 | 949.741.607 |
2023 | 926.058.028 | 0 | 113.491.429 | 0 | 105.701 | 1.039.657.181 |
2024 | 1.037.053.443 | 0 | 113.491.429 | 0 | 111.688 | 1.150.658.584 |
Fonte: Relatórios da CASAN