MANIFESTO DE REPÚDIO ÀS ADESÕES E COLIGAÇÕES ESPÚRIAS
O MOVIMENTO LIBERAL DIAS VELHO, frente à polarização da política nacional, ausência de maturidade ideológica e oportunismo de diferentes partidos, vem à público expressar a sua total repulsa diante dos acontecimentos relacionados às adesões de tradicionais membros do campo liberal aos grilhões dos partidos socialistas, cuja doutrina não se coaduna com as liberdades democráticas do povo brasileiro. O MLDV rejeita os postulados dos partidos socialistas quer, isoladamente, ou em composição com qualquer partido dito liberal. Estas adesões estão se processando no plano nacional e estadual juntando-se projetos que sempre foram opostos. É um desbragado proveito eleitoreiro incompatível com as melhores tradições do povo catarinense e brasileiro.
O liberalismo, doutrina consagrada há mais de 230 anos presente nas melhores democracias dentro do mundo desenvolvido, recepciona três campos convergentes inserindo os 05 valores pétreos; a) dentro do liberalismo social (defesa da vida e dos direitos individuais e coletivos) b) dentro do liberalismo econômico (defesa da propriedade privada e livre iniciativa) e c) dentro do liberalismo político (defesa da democracia, voto universal com eleição dos dirigentes). Estes valores foram mais tarde consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
Infelizmente, a formação doutrinária de nossos políticos e por consequência de nosso universo eleitoral se apresenta deficitária na teoria, capenga no entendimento e medíocre na prática da vocação doutrinária de cada legenda. A maioria acha que todos os partidos são semelhantes posto que usam de simpáticos ardis televisivos e expressões como “Esquerda e Direita” para embaralhar o entendimento e nivelar os partidos como se todos fossem iguais. Não são, socialismo é uma doutrina totalitária e o liberalismo é doutrina democrática.
O MLDV alerta, para que não tenhamos surpresa futuras, que os eleitores brasileiros devem buscar nos Estatutos partidários socialistas as maldades que se escondem nestes documentos, como por exemplo: “socializar os meios de produção considerados estratégicos” “lutar pela implantação da Democracia e do Socialismo no país” ou então “lutar para eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático”; ou está “ultrapassagem da sociedade capitalista e a construção de uma sociedade socialista, na perspectiva do comunismo, e do Marxismo-Leninismo”, ou esta “desenvolverá ações com o objetivo de organizar e construir, junto com todos os setores explorados, excluídos e oprimidos, uma sociedade socialista, com ampla democracia para os trabalhadores” ou estas “ o partido se orienta pelos princípios e pela teoria do socialismo científico defendendo o controle social da economia”, “pela soberania e pelo desenvolvimento do Brasil, na construção de uma sociedade democrática e socialista”.
São pelo menos 12 partidos defensores destas indignidades e que representam, atualmente, mais de 25% do Congresso Nacional. Com a possibilidade de um presidente socialista, ampliação de deputados mais os deputados liberais de fancaria, o Brasil chegará ao socialismo.
Registra, igualmente, que estas coligações obscenas são fruto de outra espoliação praticada no Congresso Nacional, contra o povo pobre do País, a criação dos Fundos Partidários e de Campanha, duas leis inoportunas, descabidas, imorais que contribuem para enterrar a esperança e o sonho dos brasileiros.
O MLDV conclama a todos os catarinenses que rejeitem candidatos de partidos socialistas, repilam coligações partidárias que envolvam as duas doutrinas, e na hipótese de segundo turno, votem no candidato liberal que contiver menor toxidade socialista.
Florianópolis, 31 de maio de 2022
INSTITUTO LIBERAL DIAS VELHO/MOVIMENTO LIBERAL DIAS VELHO
PRESIDÊNCIA: DILVO VICENTE TIRLONI
VICE-PRESIDÊNCIA: RENATO HINNIG
CONSELHO FISCAL: AFONSO DOS SANTOS
SECRETÁRIA EXECUTIVA: LUIZ CARLOS SEMPREBOM
CONSELHO EDITORIAL: DAN CANHADAS
PROCURADORIA JURÍDICA: RODE MARTTINS
DIRETORIA ADMINISTRATIVA: LUIZ ALBERTO CADENAS
DIRETORIA FINANCEIRA: MANUEL R. DE O. LINO
DIRETORIA OPERACIONAL: ELCIO SILVA