DEMOCRACIA ENXOVALHADA
O INSTITUTO LIBERAL DIAS VELHO entidade sem fins lucrativos, sem vinculação partidária, com sede em Florianópolis, formada por intelectuais, empresários (as), profissionais liberais, professores (as), donas de casa, trabalhadores, com base nos seus principais pilares de defesa do direito à vida, defesa dos direitos individuais e coletivos, livre mercado, direito à propriedade e à democracia, vem à público expressar seu repúdio às manifestações do Ministro Barroso e o Presidente Lula, por ocasião do 59º Congresso da UNE.
Disse o ministro, de forma estufada, arrogante e presunçosa “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo, para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.
Este comportamento ufanista, de excesso loquacidade, ofende os 58.206.322 votos (49,1%) da última eleição, visivelmente, contaminadas pelas decisões do TSE e STF.
Estes milhões de eleitores querem saber quem são os “nós” condição plural da declaração, indicando que há um grupo fazendo parte destas opiniões. Até o presente momento, o ministro não conseguiu explicar estas declarações estapafúrdias, que se inserem num conjunto maior. Em junho de 2021 dirigiu-se à Comissão do Voto Impresso, para impedir a contagem física em caso de dúvidas; em agosto de 2021 deixou claro que eleições “não se ganha, se toma”; nos USA, em resposta a uma pergunta sobre vitória de Bolsonaro “Nós é que somos os poderes do bem e ajudamos a empurrar a história na direção certa”; após as eleições e indagado por um turista nos USA sobre as urnas manifestou-se de forma equivalente a meliantes com um “perdeu mané, não amola! ”
De outro lado a próprio STF excedendo suas funções constitucionais, abraça um Inquérito que tramita desde 2019 destinado a investigar notícias falsas (fakenews) contra a Instituição, que nunca termina, onde todos os atores de um processo, quem investiga, quem denuncia, quem julga estão reunidos num mesmo ministro.
O ILDV reafirma suas convicções na Democracia e condena as desastradas manifestações do ministro. Da mesma forma, repudia as atuações do Governo atual recepcionando a Venezuela como País Democrático, rejeita as repulsivas reuniões do foro de São Paulo em nosso País e espera que estas ações e pronunciamentos do Presidente da República sejam devidamente investigados pelo STF.
No 59º da UNE, afirmou que os estudantes “conheceram o fascismo e o nazismo em apenas quatro anos”. Recentemente, sobre um suposto ataque ao ministro Moraes, na Itália, disse “essa gente que renasceu do neofascismo colocado em prática no Brasil tem que ser extirpada e, nós vamos ser muito duros com essa gente”.
Estes pronunciamentos rompantes, repulsivos, são um desserviço à democracia e uma incitação à violência que pode levar o País rumo à selvageria e à barbárie. Finalmente, cabe destacar que Fascismo, Nazismo e Socialismo, são trigêmeos, beberam da mesma seiva assassina, juntos, são sicários da morte de mais de 100 milhões de pessoas. Todas estas doutrinas devem ser rejeitadas.
Florianópolis, 25 DE julho de 2023
ADM. DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE