CONVICÇÕES POLÍTICAS

Para entender Liberalismo é preciso dividi-lo em 03 partes e desta forma encaixar as sociedades segundo estes segmentos. É preciso que os 03 sejam recepcionados – o liberalismo Econômico, o Social e o Político.

O LIBERALISMO ECONÔMICO foi construído a partir de uma oposição ao mercantilismo monárquico do século XIX. Naqueles tempos (230 anos atrás) vivia-se a “ditadura do absolutismo”, quem mandava era o rei, as grandes Companhias de Navegação e outras, pertenciam ao rei, as propriedades eram do reino, cujo uso pelos governados se obrigavam ao pagamento de taxas elevadas e até o confisco. Não existia a propriedade privada como a conhecemos, hoje, na mão das pessoas, um fundamento pétreo de qualquer democracia.  Era o socialismo em seu estado puro.

De outro lado o LIBERALISMO SOCIAL que recepciona os Direitos humanos inexistiam, o que havia era a “vontade soberana do rei”, mandava e desmandava na vida das pessoas. Acusar, prender e guilhotinar eram prerrogativas do rei. O lema dos Revolucionários Franceses era “Liberdade Igualdade, Fraternidade” e 43 dias após a eclosão do Movimento fizeram publicar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, renovada 160 anos depois na ONU com outro nome “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. É uma construção liberal dos Direitos Universais das Pessoas, não há aí nenhum esforço socialista, ao contrário, os marginais marxistas, “engelistas, leninistas, stalinistas, maoístas, fidelistas, maduristas, orteguistas”, são em essência a antítese destes direitos. Assassinaram em nome do socialismo milhões de pessoas mundo afora. Estimam-se mais de 100 milhões de pessoas mortas em campos de ressocialização, Gulag, fome que ainda existem espalhados em alguns países.  

Finalmente, o LIBERALISMO POLÍTICO um conjunto de regras que tem nos partidos políticos, voto universal e secreto, a base para a construção da Democracia, que pode se apresentar de várias formas, monarquia parlamentarista (Inglaterra), Presidencialismo parlamentarista (Alemanha) e Repúblicas presidencialistas (Brasil) mas, é absolutamente, necessário que os 03 ramos liberais estejam presentes.

As democracias na Europa, Japão, Coreia, USA não guardam nenhuma relação com o socialismo marxista. Lá ESQUERDA é outra coisa, diz respeito aos valores conservadores, mais voltados aos costumes. Jamais passaria pela cabeça do Joe Biden vir à público e informar que se orgulha de ser comunista. Jamais o partido Democrata emprestaria apoio a favor do comunismo chinês, jamais um europeu recepcionaria o socialismo/comunismo, especialmente, o leste europeu. Portanto, a praga do socialismo aos moldes do século XIX/XX, é coisa nossa, da América Latina, algo extemporâneo, fora da realidade. O Foro de SP, atual “Grupo de Puebla”, recentemente, em Brasília, defendeu o socialismo bolivariano, homenagearam Cuba “Patrimônio Universal da Dignidade” e desprezaram as sociedades democráticas, capitalistas, opressoras dos trabalhadores.

Todos os países que dão certo praticam os 03 segmentos liberais – econômico, direitos humanos e Democracia. Há experiências extraordinárias no campo da ação política envolvendo o liberalismo. Margaret Thatcher foi uma mulher maravilhosa. Ascendeu ao poder como primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990. Pertencia ao Partido Conservador, oposição ao Partido Trabalhista de “orientação socialista”. A Inglaterra estava mergulhada num caos – os sindicatos mandavam em tudo, no sistema de transporte aéreo, ferroviário, naval, terrestre, as comunicações, saneamento básico, habitações, Energia, enfim, a economia inglesa estava submetida aos grilhões sindicais. Em menos de 10 anos tudo mudou. A “Dama de Ferro” criou as Agências Reguladoras, todos os serviços públicos passaram para a iniciativa privada através de concessões, recuperou o País. Quiseram desmoralizá-la, cunharam até um novo neologismo – neoliberalismo – como sendo um termo pejorativo, muito empregado pelos comparsas socialistas brasileiros. O que para eles é um defeito, foi para o mundo, inclusive para nós brasileiros “virtude econômica”. Por causa dela todos os empregados do Brasil andam de iphone.

ADM. DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE

Deixe seu comentário