REGUA DA POLÍTICA

É comum ler que o Brasil se divide em “direita” e esquerda” e mais recentemente em “extrema direita” e extrema esquerda”. Se há extremos, há centro, manda a lógica política.

Estes conceitos na verdade são falsos, não explicam o que esta por trás das ações esquerdistas nem das ações direitistas.

Para entender os meandros profundos da política é preciso remontar 1789. Tem-se como fato relevante que em 14/07/1789 a ditadura de Luiz XVI, foi pro brejo. De fato dois anos depois, em 21/10/1793 seria guilhotinado. A rainha Antonieta um pouco depois. E qual a razão de tanta cólera social? Era o modelo DITATORIAL do Rei, tudo podia, até dispor da vida do seu povo. Os revoltosos da época criaram um lema – Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdadefraternidade) cujo  slogan sobreviveu à própria revolução, e no seu bojo, criaram de forma cirúrgica os direitos que reivindicavam:

  1. Como o rei podia dispor da vida, a vida foi eleita como o  direito número um;
  2. O direito número 2 era a defesa intransigente dos direitos individuais – o direito de ir e vir, do livre pensar, de manifestação;
  3. O direito número 3 decorre do direito de propriedade. O  Estado confiscava bens particulares, mercadorias, produção rural, esta em alguns casos chegava a 85% do trigo, milho e vinho.
  4. O direito número 4 dizia respeito ao “novo” comércio que então se iniciava (o mercantilismo). Os revoltosos exigiam liberdade nas negociações, que se afastassem os fiscais reais, que o reino parasse de subtrair mercadorias dos comerciantes.
  5. Finalmente o direito de número 5 – a mudança do modelo, queriam o fim da monarquia de caráter ditatorial e substituí-la pela Democracia.

Estes valores foram sintetizaos de maneira notável pelo iluminista John Locke em uma palavra, liberalismo, cuja origem reside no vocábulo latino “Liber” que significa liberdade. As forças destes valores caminharam pelo mundo, até surgir um contraponto por volta de 1867, Marx, cuja doutrina era bem construída, mas, postiça. Seu principal equívoco foi achar que uma economia centralizada pudesse substituir o mercado. Mesmo assim, foram feitas as primeiras experiências para a implantação do marxismo, em 1917 sob a liderança de Lenin, na Rússia. O ambiente era propício, Lenin iria substituir uma ditadura dos Czares comandados pela família Romanov e inserir os mandamentos do socialismo internacional. A ditadura do proletariado durou de 1917 à 1989, quando veio abaixo o muro de Berlim e o povo se confraternizou nas ruas.

Os valores socialistas são precisamente o contrário dos valores liberais – Não obstante as mais de 60 experiências socialistas terem fracassado,  assassinados mais de 100 milhões de opositores, a Internacional Socialista prega as vantagens da doutrina, que é preciso mudar o modelo capitalista de produção, acabar com o opressor e o oprimido (ideal de classe social), inserir o “mais valia” nas relações trabalhistas, que o mundo é pobre por se ater aos valores do mercado. É tudo lorota, mas boas parcelas da população são convencidas da sua utilidade, a Democracia sempre corre perigo.

Pegue uma régua de 30 cm. , foque a política nacional, coloque num extremo os socialistas e no outro os liberais, informe de maneira objetiva o que sobra de espaço para o “centro”? E o que são eles? socialistas, liberais? Conservadores? Por isso nossos analistas sempre vão incorrer em erro se estas considerações do texto não forem observadas.

ADM. DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE DO MLDV

  1. É PRECISO ENTENDER O FENÔMENO CHINES – Deng Xiaoping foi o líder político da China entre 1978/1992. Nesse período, introduziu diversas medidas que caracterizaram a reforma econômica, a “segunda revolução”, a principal delas substituiu a economia planejada pelo mercado. Portanto o que temos na China é uma economia de mercado dirigida pelo PCCh. Do ponto de vista político temos a ditadura de um grupo e no campo econômico, a liberdade de mercado, ainda que sob constante vigilância. Vale sempre lembrar que ” capitalismo cujo braço principal é a teoria dos preços ou as forças da procura X demanda, não é doutrina política, é doutrina econômica. Muitos confundem capitalismo com liberalismo, este sim, uma doutrina política. Boa parte da Internacional Socialista é dominada pelo PCCh, mesmo assim, há quem discorde do modelo chinês, por recepcionar tudo o que Marx condenou.
  2. CONSERVADORES – Como a própria palavra diz “conservador” é aquilo que se preserva, respeita, protege, aquilo que resiste ao tempo, que permanece. Pode ser uma pessoa, grupo de pessoas, comunidades inteiras, e também de partidos políticos que defendam o conceito e, portanto, em tese, se opõe a mudanças radicais. Por exemplo quando enxergamos movimentos de defesa da cultura açoriana, do Movimento Tradicionalista Gaúcho/CGT, Circulo Italiano, entre outros, estamos diante de ações, tipicamente, conservadoras que procuram preservar valores dos antepassados. Vale ressaltar que há conservadores no PCCh, em Havana e em todos os demais países liberais do mundo. Na Inglaterra e outros países do mundo há até o “partido Conservador” mas ele não se constitui em “doutrina política”. Via de regra nos países livres todo o conservador adota o liberalismo como doutrina política.

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