OS ANJOS VESTEM AZUL (AGRADECIMENTO AO BAIA SUL)

Minha esposa na semana entre 08/12 de fevereiro foi acometida de uma inflamação do lado direito da face (parecendo caxumba) justamente, no momento em que fizemos uma visita programada com antecedência, ao nosso dentista. Lá aproveitamos e tiramos radiografia da face não se configurando nada grave. O dentista recomendou, todavia, que procurássemos um médico especializado de cabeça e pescoço. Foi o que fizemos. Este por sua vez receitou uma única injeção que só poderia ser tomada no posto de Saúde da Cachoeira do Bom Jesus, próximo de onde moramos, no momento. O tempo de permanência foi de aproximadamente 01 hora e suspeito que a contaminação da COVID foi neste local. Estivemos em outros espaços, Supermercados FORT, Feirão do Povo,  é possível que também estes locais ofereceram perigo.

Na segunda feira, dia 22, em razão de mal estar acentuado da esposa,  procuramos médico que recomendou fazer exames sobre COVID. No dia 23 comparecemos ao laboratório São Gerônimo, que confirmou positivo para o casal. Em seguida o médico pediu exames de sangue e tomografia computadorizada, está a ser realizada no Baia Sul. Os exames indicaram que minha esposa deveria permanecer no hospital internada, eu apresentei resultados normais. Esta narrativa me levou a conhecer o BSH, seus funcionários, suas instalações, sua competência.

O Baia Sul Hospital é um gigante da saúde, opera 24h, disponibiliza 9 salas de cirurgias, 90 leitos, 15 UTIs e movimenta cerca de 500 colaboradores entre médicos e funcionários. As especialidades são várias, desde a letra B (buco-maxilo-facial) até o U (urologia), diria, “é quase impossível morrer no Baia Sul”.

Passei a conhecer está preciosidade nesta semana (25/02).  Já o conhecia por outras visitas que fiz junto à Clínica SOMA que opera nas suas instalações. Mas conhece-lo “por dentro”, ver as equipes em movimento, foi uma agradável surpresa, e a certeza de que estava em boas mãos, mais do que isso, que havia uma força sinergética a comandar as atividades, uma espécie de força superior. É que o Hospital opera com padrões ABNT área que conheço. Isto amplia a empatia do paciente, confere confiança, certeza de que, mesmo em situação precária, os “anjos de azul”, equipados, estão próximos, vão ajudar.

Minha esposa não passou nos testes, teve que ser internada. Após seguir todos os protocolos, acabou sendo conduzida, em menos de 24 horas a um “quarto padrão” com direito a um acompanhante. As instalações são primorosas, as cores trazem conforto visual, alimentação balanceada,  tecnologias instaladas, recursos de primeiro mundo, tudo à mão.

Mas o ponto alto do atendimento está nas equipes. Todos uniformizados, protegidos por capas plásticas transparentes de alta qualidade, especiais, atenciosos, conhecem as suas tarefas, parecem obedecer a um comando único, e certamente o são, porque foram treinados para isso.

A ESAG, da qual fui professor por longos anos,  sempre ensinou a seus alunos a racionalidade dos postos de trabalho que á a base da Teoria Administrativa. Em um hospital ter presente este esforço de funcionalidade, de planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais é fundamental para se alcançar o bem maior – a saúde do paciente.

Expresso como Administrador meu apreço e admiração aos seus gestores, notadamente ao seu fundador Dr. Irineu May Brodbeck.  Tenho profunda admiração aos pioneiros,  aos visionários, homens do seu tempo que enxergam mais longe. Lembro que em 2005 como Presidente da ACIF fizemos uma memorável reunião onde ele apresentou o projeto e convidou os presentes à compra de quotas.

O Dr. Irineu nos deixou em 23/04/2017, há quase 3 anos atrás. Sua determinação e competência criaram o caldo cultural da eficiência que segue o seu curso normal demonstrando à classe médica, aos investidores locais, que sonhar vale à pena quando a alma não é pequena. Obrigado Dr. Irineu, o seu esforço continua salvando vidas por aqui, eternamente, gratos.  É o que vi no HBS, é o que recomendo.

ADM DILVO VICENTE TIRLONI PRESIDENTE DO MDV

Lista em aberto para recepcionar os anjos: por odem alfabetica: Dr. Guilherme H. Beletato 21593, Dr. Everton Baia, cabeça e pescoço, Dra. Flavio Pederneira, anestecista, Dr. Roger Piratah Rodrigues, 10218, Valeri Pereira Camargo 26683; Enfermeira Sandra Hemerich Silveira; Enfermeira Carolina.

Deixe seu comentário