RECURSOS NATURAIS NÃO SÃO RIQUEZAS!

Quantas vezes ouvimos dizer que o Brasil é um país rico? Parece verdade, mas antes de acreditar em algo, precisamos conhecer os conceitos.

Riqueza é o recurso transformado em produto, seja este um bem ou um serviço. Os recursos são agrupados de diversas formas, sendo uma delas a que descreve os recursos como sendo humanos, financeiros, materiais, patrimoniais e tecnológicos.

É por isso que os recursos naturais nunca fazem parte do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). Para corrigir esse pessoal que confunde recursos naturais com riqueza, estes apenas fazem parte dos recursos materiais. Somente depois de extraídos do solo, do mar ou das florestas é que conseguimos gerar riqueza a partir da Natureza.

Mas, vamos ao que interessa. O que pode ser feito para transformar nossos recursos naturais em riqueza? Obrigatoriamente, usando os outros recursos que temos disponíveis ou que precisamos atrair. Podemos desenvolver as tecnologias e capacitar as pessoas. O Brasil está bastante atrasado em relação a estes recursos, mas isso não é motivo para ficarmos eternamente na retaguarda.

Já está mais do que na hora de acelerar os processos de aprendizagem e deixar de perder tempo com pesquisas inúteis. Quanto aos demais recursos, os financeiros e patrimoniais, estes podem ser atraídos, desde que o governo se livre deste tradicional emaranhado burocrático.

Precisamos de liberdade para construir riqueza a partir de nossos recursos naturais, que são tão abundantes. Já estamos vendo algum progresso, mas ainda é preciso que o governo desapareça do ambiente empresarial.

Há uma legião de pequenos e grandes empreendedores com disposição para correr riscos, coisa que governo algum se habilita. Gente disposta a trabalhar é o que não falta, as estatísticas de desemprego demonstram isso e nem é necessário apresentar aqui.

Precisamos tornar esse pessoal mais produtivo por meio de treinamentos voltados ao mercado de trabalho e empreendedorismo. Os investidores, domésticos ou internacionais, estão ansiosos por notícias que os façam colocar dinheiro em negócios rentáveis e com pouca regulamentação governamental.

Então, vamos nos mobilizar para criar riqueza com o uso sustentável de nossos recursos naturais, que estão disponíveis em grande escala por aqui. O Brasil, os estados e os municípios devem se livrar das dificuldades existentes para a criação de riquezas. Todos sabemos que o governo não sabe fazer, pois então, que nos deixe fazer. De nada adianta ficar esperando pelo almoço grátis.

Viviane Lavratti e Fábio Lavratti – Conselheiros do MDV

Deixe seu comentário